"Você enfim aprendeu a existir. E isto provoca o desencadeamento de muitas outras liberdades, o que é um risco para a tua sociedade. Até a liberdade de ser bom assusta os outros."
30.12.21
20.12.21
12.12.21
8.12.21
"Além disso, há na nova direita radical um culto da irracionalidade e do tradicionalismo, entendidos como fontes privilegiadas de conhecimento, que obviamente desautoriza a ascendência dos especialistas. Não admira que, nesse abismo mental, a ciência e a técnica sejam vistas em tons conspiratórios, como armadilhas de entidades multinacionais para controlar mentes e corpos. Existe ainda um traço comum a essa direita que, pessoalmente, não me espanta, mas talvez possa espantar certos leitores apressados: ela não se limita a suspeitar da razão, do iluminismo ou da ciência. (...) Moral da história? Quando a direita radical marcha contra as vacinas e contra as medidas de confinamento, ela não está preocupada com a liberdade individual, com o futuro da economia ou até com a melhor forma de enfrentar uma pandemia. Essas são preocupações dos libertários, não dos reacionários. Para a direita radical, a luta contra vacinas é apenas a variação de um tema mais vasto: a recusa total da modernidade e dos seus frutos decadentes."
"The dumbing down of America is most evident in the slow decay of substantive content in the enormously influential media, the 30-second sound bites (now down to 10 seconds or less), lowest common denominator programming, credulous presentations on pseudoscience and superstition, but especially a kind of celebration of ignorance."